O Nobel de Química 2013, divulgado nesta quarta-feira (9), foi para o trio de pesquisadores Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel. Os pesquisadores foram premiados pelo “desenvolvimento de modelos multiescala para sistemas químicos complexos”.
A Real Academia Sueca de Ciências disse, em comunicado, ao atribuir o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (1,25 milhão de dólares) ao trio de pesquisadores, que eles foram pioneiros no uso de modelos de computador que espelham as reações químicas.
De acordo com a academia, “na década de 1970, Karplus, Levitt e Warshel lançaram as bases para os programas poderosos que são usados para entender e prever os processos químicos. Os modelos de computador que espelham a vida real tornaram-se cruciais para a maioria dos avanços na química hoje”.
A academia considerou que o trabalho de Karplus , Levitt e Warshel é inovador porque consegue fazer a mecânica clássica caminhar lado a lado com a mecânica quântica. “Este ano, os prêmios Nobel de química levou o melhor de ambos os mundos e os métodos elaborados que usam tanto a física clássica quanto a quântica”.
O trabalho deles possibilita, por exemplo, que em simulações de como um medicamento vai agir sobre uma proteína no corpo, o computador executa cálculos teóricos sobre esses átomos na proteína alvo que interagem com a droga. O resto é simulado usando menos física clássica.
“Hoje, o computador é apenas como uma ferramenta importante para os químicos como o tubo de ensaio. As simulações são tão realistas que podem prever o resultado de experimentos tradicionais”, completou.
Por telefone, Warshel agradeceu a academia e, ao ser questionado sobre o seu trabalho, explicou que eles desenvolveram um metódo de olhar para uma proteína e ver “como ela faz o que faz”. Isso, segundo ele, pode ser usado para desenvolver medicamentos.
Karplus é cidadão dos EUA e da Áustria e faz pesquisas na Universidade de Estrasburgo (França) e na Universidade de Harvard. Levitt, um cidadão dos EUA e da Grã-Bretanha, é da Escola de Medicina da Universidade de Stanford. Já Warshel, um cidadão dos EUA e de Israel, é professor da Universidade Southern California.
Fonte: Ultimo Segundo – IG